segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Marketing Viral, uma febre.

Se aproveitando das facilidades da internet e da acessibilidade gigantesca que difusores como por exemplo o YouTube possuem, o marketing viral é uma alternativa simples, barata (de graça!), e extremamente eficiente.
Você já se imaginou esperando pelos comerciais enquanto assiste a um filme? Pois é.
O viral inverte a tradicional direção da propaganda, uma vez que é o espectador quem acaba procurando pelo 'anúncio', e não o contrário.

Imagine: o Financial Times publicou até uma relação com os 5 vídeos virais (com presença de marca) mais assistidos em 2007. A contagem foi feita apenas no Youtube.

# Cadbury - Gorilla Drummer com 5 milhões de views + várias “user generated versions” - lançado online em agosto/2007 - agência: Fallon.

# Smirnoff - Green Tea Partay com 3.4 milhões de views - lançado online em agosto/2007 - agência: JWT, New York.

# Ray-Ban - Catch Sunglasses com 3.2 milhões de views + “user generated content” - lançado online em maio - agência: Cutwater.

# Blendtec - Will it Blend? iPhone com 2.7 milhões de views (apenas a versão do iphone, pois os virais Will it blend? passaram dos 20 milhões desde novembro/2006) - lançado online em julho/2007 - agência: produção própria.

# Lynx/Axe – Bom chicka wah wah com 2.6 milhões de views - lançado online em maio/2007 - agência: BBH, Copenhagen.

Mas o que vem para o bem, também vem para o mal. Foi o que aconteceu quando a Net (é, a empresa de TV a cabo) resolveu limitar a banda dos seus clientes. Não demorou muito para estar no ar um viral indignado, feito por clientes insatisfeitos, com uma redublagem de um comercial do Boris Skavurska. Infelizmente o vídeo não está mais disponível (porque será?), portanto, fica a lembrança. E a dica, também.

Fonte: .P

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